segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Roteiro Estudo - 1ª Ficha Avaliação 9º Ano

MANUAL - Páginas 124 à 143


Objetivos/competências:


- Definir recurso natural;
- Distinguir recursos renováveis de não renováveis;
- Dar exemplos de recursos renováveis e de recursos não renováveis;
- Distinguir recursos recicláveis de recursos não recicláveis;
- Classificar os recursos (minerais, energéticos, ...);
- Distinguir fontes de energia renováveis de fontes de energia não renováveis);
- Conhecer exemplos de fontes de energia renováveis e de fontes de energia não renováveis;
- Conhecer as vantagens e as desvantagens das fontes de energia renováveis e das fontes de energia não renováveis;

- Distinguir população ativa de inativa;
- Conhecer os setores de atividade;
- Identificar atividades que se integram em cada setor de atividade;
- Conhecer e explicar a evolução dos setores de atividade no mundo (pág. 135);
- Distinguir, através da análise da estrutura da população ativa, os países desenvolvidos dos países em desenvolvimento;

- Definir agricultura;
- Conhecer e explicar os factores condicionantes da atividade agrícola;
- Explicar conceitos (monocultura, policultura, latifúndio, minifúndio, sistema intensivo, sistema extensivo, rendimento agrícola, produtividade agrícola, pousio, socalcos, ...);
- Conhecer as características da agricultura tradicional;
- Conhecer as características da agricultura moderna;

- Analisar gráficos, mapas e outras imagens;
- Utilizar vocabulário geográfico;
- Localizar lugares utilizando mapas de diferentes escalas;
- Responder a questões geográficas.

Bom trabalho!

Sem comentários:

Enviar um comentário